Períodos difíceis podem fazer parte da vida financeira de qualquer empresa. Os ciclos em que as saídas de caixa superam as entradas devem receber um olhar mais estratégico, a fim de fazer a roda girar no sentido correto novamente.
Em casos extremos, que antecedem uma possível falência, a lei permite a chamada Recuperação Judicial. Trata-se de uma medida legal, prevista em lei, preparada e formalizada por uma equipe jurídica especializada, que conduzirá um plano de recuperação elaborado estrategicamente para o retorno socioeconômico empresarial.
Em linhas gerais, uma empresa precisa passar por um processo de recuperação quando está endividada e não consegue gerar lucro suficiente para cumprir suas obrigações, como pagar seus credores, fornecedores, funcionários e impostos.
A partir do pedido de Recuperação Judicial trabalha-se para evitar o fechamento, demissões e, organizadamente, o pagamento de credores. A intenção é recuperar a saúde financeira da empresa através de um plano de recuperação, fortalecendo a atividade econômica e mantendo a fonte produtora. Nada ficará para trás. Por exemplo, pagamentos de dívidas, serão feitos de forma condicionada.
Em resumo, é uma medida legal, prevista em lei, que vai organizar o retorno do empresário ao seu próprio mercado com equilíbrio, renegociação de dívidas e crescimento financeiro planejado.
Para isso, realizamos estudo jurídico prévio e consultivo sobre a viabilidade de interposição da recuperação judicial, através de parecer técnico, como também atuamos na organização, montagem, distribuição e acompanhamento total do processo de RJ.
Responsável
Responsável por este setor é o advogado Paulo César Girardi, Graduado em Direito pela UNIJUÍ e Pós Graduado pela Escola Superior da Magistratura do RS. Especialização em Direito de Startup pela FGV Direito Rio. Atua nas áreas de Direito Civil, Processual Civil, Direito Empresarial (com ênfase e experiência em Recuperação Judicial e gestão do passivo empresarial). Possuiu grande experiência em negociações e gestão de conflitos.
contato: paulo@advocaciagirardi.com